O Perigo de esquentar comida em potes plasticos, no microondas.


Mônica Pinto – Ambiente Brasil

 Circulam periodicamente pela internet, em e-mails, uma advertência segundo a qual o aquecimento de comida no forno de microondas, feito em recipientes de plástico, libera uma substância que pode causar câncer, a dioxina.

 Diferentemente do que ocorre muitas vezes nesse tipo de mensagem, nesse caso, o risco é real e concreto. O Instituto Nacional do Câncer, através de sua Coordenação de Prevenção e Vigilância do Câncer, emitiu em março passado uma nota técnica sobre a dioxina, em que confirma não só a toxicidade da substância, mas também admite seu potencial carcinogênico. 

 Explica a nota que “a dioxina é um composto orgânico incolor e inodoro. É um subproduto espontâneo resultante de fenômenos e desastres naturais como à atividade vulcânica e os incêndios florestais, assim como da atividade do homem (indústria de plásticos, incineração, branqueador de papel e escapamento de gases de automóvel). A dioxina se encontra em todas as áreas onde haja atividade industrial, tanto no solo, na água e no ar, como nos alimentos – até mesmo no leite materno. Em geral, o risco de contato por inalação e contato dérmico é baixo”.

 No aspecto alimentar, o Inca explica que “a dioxina detectada na terra, em sedimentos e suspensa na água será absorvida pelas plantas e subseqüentemente ingerida por animais e armazenada no tecido adiposo deles. O consumo de tecidos animais e vegetais (incluindo as verduras) é o modo de entrada da dioxina no corpo humano”.

 Outro modo dos seres humanos terminarem a ingerindo é justamente pelo aquecimento de plásticos contendo alimentos, o que ocorre rotineiramente no uso do microondas.

 Ambiente Brasil conversou com a toxicologista Silvana Turci, chefe da Área de Vigilância do Câncer relacionado ao Meio Ambiente e ao Ambiente de Trabalho do Inca. Ela explica que a dioxina é um subproduto gerado no processo de fabricação do plástico e que, a princípio, nem a indústria teria como aferir a qualidade da matéria-prima quanto a essa contaminação. Isso porque, no Brasil, apenas um laboratório, da Petrobras, tem aparato técnico nesse sentido.

 Assim, qualquer plástico pode conter dioxina, desde brinquedos a garrafas PET. Porém, em condições normais de temperatura, o composto não é liberado. Visto que não há como ter segurança quanto à presença ou não da dioxina num plástico específico, vale o princípio da precaução. Ou seja, o recomendável é que nunca se aqueça alimentos no microondas em recipientes desse material. O melhor é transferir a comida para vasilhas de vidro que suporte o calor (temperado). Essa cautela se aplica também para as bandejas de espuma em que são acondicionadas lasanhas e outras massas, por exemplo.  

 Tal cuidado é simples e pode evitar danos sérios à saúde. Segundo a nota técnica do Inca, a dioxina se acumula no tecido gorduroso de animais e todos os estudos realizados com eles têm revelado o potencial cancerígeno do composto, mesmo em baixas doses.

 “É uma substância com efeito cumulativo e residual a longo prazo. O tempo de meia vida é de, em média, 7 anos”, diz o alerta, informando ainda que alguns estudos têm relacionado a exposição a dioxinas com problemas reprodutivos e deficiências do sistema imunológico.

 Outra advertência

 Mas em relação ao filme plástico, tão utilizado para embalar alimentos? Silvana Turci explicou a Ambiente Brasil que esse uso também implica em riscos, embora a via de contaminação seja diferente. O problema, segundo ela, é que os compostos tóxicos presentes no plástico – principalmente os clorados – são solúveis em gorduras e isso faz com que sejam atraídos por elas.

 Na prática, um sanduíche com manteiga ou requeijão, por exemplo, pode ser contaminado por esses compostos e, de novo, o melhor é aplicar o princípio da precaução.

 A mãe que envia o lanche do filho para a escola pode lançar mão do papel alumínio, que não apresenta esse problema. Mas, para Silvana Turci, o ideal mesmo seria a retomada de hábitos antigos, como acondicionar o sanduíche ou a fruta em um pano de prato, num saquinho de papel ou – para os mais adeptos da modernidade – num pedaço de papel toalha.

 Desinformação

Um dos maiores inimigos do consumidor ainda é a falta de um alerta maciço sobre esses necessários cuidados e, também, as informações truncadas que, muitas vezes, terminam circulando, sobretudo no território livre da internet. 

 Um caso clássico é o dos absorventes internos, que foram foco de um e-mail alarmista – e equivocado -, advertindo sobre a presença de dioxina neles. A mensagem levou a marca Tampax a garantir, em seu site, que o produto fabricado por eles não contém a substância.

 “Este é um aspecto que tomamos com a maior seriedade e responsabilidade, pois foi comprovado em experimentos independentes de laboratório que a dioxina (conhecida tecnicamente como 2, 3, 7, 8-tetraclorodibenzodioxina) tem produzido câncer”, diz o texto.

 Fonte: Ambiente Brasil – 23.06.08

15 comentários sobre “O Perigo de esquentar comida em potes plasticos, no microondas.

  1. Renata disse:

    Olá, os produtos da marca Tupperware tambem contem essa toxina? As revendedoras afirmam que não.. dizem que é o unico plastico no brasil (neste segmento) que nao é toxico. Dizem que é pq os produtos são fabricados a partir da camada mais fina de petroleo e tal.. um monte de coisas.. e tambem que passa pelo instituto adolf Lutz que garante a qualidade.. por favor, se puder me dar informações sobre isso.. é muito importante pra mim.

  2. lucianefigueira disse:

    Renata,
    Olá Ligia,
    Desculpe-me pela demora, mas andei meio ocupada. Sobre os produtos da marca Tupperware, mas até agora não achei nada que viesse ter algum tipo de toxina. Mas vou continuar pesquisar.
    Um Abraço,
    Luciane

  3. waldirene disse:

    ola esse e um tema importante a ser colocado a disposicao de todos, inclusibe tem a mamadeira plastica utilizada pelos bebes, n gosto da ideia de ter nem mesmo microondas. prefiro a minha panela de inox, sera que podemos confiar tambem.

  4. tina oliver disse:

    comprei um microondas mais não sei oque posso levar ao microondas , tipo de plasticos e vidros !!! obrigada

  5. lucianefigueira disse:

    Ol Tina, Sei que o microondas uma aajuda e tanto em uma casa. Mas temos que realmente saber quais os produtos que devemos usar, para no causar nem um mal a nossa sade. Assim como o cuidado de no explodir na hora de abrir o microondas. Aqui em casa usamos os produtos da: tapwaer, mas eu sempre tiro dos potes e coloco nos pratos de vidro, de ceramica. A sim eu usava no microondas

  6. Claudia Sapavini disse:

    Os produtos da Tupperware não contém dioxina, pois são fabricadas de matéria prima virgem, da Nafta do Petróleo, tem laudo do laboratório Adolf Lutz. As peças próprias para o microondas, deixe sempre a válvula aberta para liberar o ar. Assim como a água não pode ser congelada em plástico comuns, a Tupperware também tem as peças ideais. Ao adquirir a peça consulte sempre uma revendedora ou uma executiva. (31) 9142-4873. Belo Horizonte.MG
    Espero ter contribuido.

  7. silvanobrito disse:

    Olá Claudia
    Também sou executivo Tupperware, sei que são plásticos virgens e que sua matéria prima é a Nafta derivada do petróleo, mas desde que tomei conhecimento a respeito dos riscos causados pela Dioxina, tive a preocupação de pesquisar se os produtos da Tupperware estão livres de contaminação, porem não encontrei nenhum material que fale especificamente do produto que comercializamos!!! Percebi que você afirma sobre a inexistência da toxina, mas gostaria de saber se este comentário tem base científica ou se trrata apenas de uma informação obtida através de suposições? Se possível me informe a fonte da informação para que eu também possa passá-la a minhas clientes.
    Silvano Brito

  8. Murilo disse:

    Eu trabalho em uma empresa e ela não me fornece auxilio alimentação, então trago de casa o meu almoço em uma vasilha plastica, esquentei por um período de mais ou menos uns 9 meses em microondas, será que estou correndo risco grave de ter um cancêr? por favor me ajudem. ou esse risco é igual a um cigarro tragado por dia?

  9. ceny disse:

    gostaria de saber se na hora de esquentar a comida no microonda, devo tampá com quer, e se não estiver tampado qual o risco que acontece, fiquei assuntada pois todos os dias esquento comida para jantar. por favor mande a resposta

  10. Anderson silva disse:

    Gostaria de saber como ultilizar coretamente o microondas
    qual o tipo de vasilias para esse tipo

  11. lucianefigueira disse:

    Olá Sr. Anderson,
    Pelo que sei são os de vidro. Mas sempre vem escrito nos microondas qual o tipo de pote que se pode utilizar. Entre no site da Brastemp, ou da Consul. Eles sempre dão varias dicas.
    Um abraço,
    Luciane

  12. Andressa Aguilar disse:

    existe um triangulo no verso das embalagens de plastico com um numero dentro tem alguma coisa haver com o grau de toxina q tem na enbalagem? estou gravida e gostaria de saber pois uso muito esse tipo de vassilha para esquentar alimento no microondas.

    obrigado.

  13. lucianefigueira disse:

    Olá Sr.ª Andressa, quero te parabenizar pela benção que está a caminho.
    Que Deus os abençoe sempre.
    Primeiro de tudo ser bem sincera pote plástico aqui em casa, só para congelar os alimentos. Para congelar, não costumamos utilizar para aquecer nada. Pois como você mesmo disse haja toxina. As microondas já solta. E com plástico junto, não vai prestar, não é??!
    A prposito de uma olhada neste link, os programas são ótimos:

    http://www.bemsimples.com/br

    http://www.bemsimples.com/br/programas/show-de-bebe/
    Um Abraço,
    Fique com Deus,
    Luciane Figueira
    https://lucianefigueira.wordpress.com/
    http://lucianefigueira.com/

    Luciane

Deixe o seu recadinho: